Manutenção Preventiva: é toda ação sistemática de controle e monitoramento com o objetivo de reduzir ou impedir falhas no desempenho de equipamentos e/ou sistemas. A Manutenção aumenta a confiabilidade e leva o equipamento e os sistemas a operar sempre próximo as condições em que saiu de fábrica.
A manutenção preventiva é a melhor forma de garantir o pleno funcionamento de equipamentos e/ou sistemas. Todas as suas intervenções são realizados em intervalos previamente especificados e que não impactam a operação da empresa.
Quebras inesperadas podem ocorrer, sendo necessárias intervenções corretivas, porém a chance de elas ocorrerem reduz significativamente. De forma resumida, podemos dizer que a Manutenção Preventiva garante a confiabilidade dos Equipamentos / Sistemas
Manutenção Corretiva: é a forma mais óbvia e mais primária de manutenção; pode sintetizar-se pelo ciclo "quebra-repara", ou seja, o reparo dos equipamentos após a avaria. Constitui a forma mais cara de manutenção quando encarada do ponto de vista total do sistema.